sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Quentin de Amiens

São Quentin de Amiens
 
Tambem conhecido como São Quentino.
 
Filho de um senador romano chamado Zeno. Converteu-se ao cristianismo e foi missionário em Gaul com São Luciano de Bouvais. Quentin ficou em Amiens e Luciano continuou para Bauvais.
Era um notável pregador e diz a tradição que durante as suas pregações ele fazia milagres para comprovarem a veracidade dos Evangelhos e com isso centenas se converteram em Amiens. Teve tanto sucesso que o prefeito Rictovarus (Rictius Varus) que viajava de Trier, durante as perseguições do Imperador Maximiano em 286, mandou prende-lo. Ele foi torturado repetidamente para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Quando Rictovarus retornou  a Trier levou Quentin e em Somme ele foi novamente torturado  e finalmente martirizado para renegar a sua fé e como não o fizesse foi degolado e seu corpo atirado  no Rio Somme, mas seu corpo foi recuperado pelos seus seguidores e enterrado em um montanha perto de Somme ( hoje  Saint Quentin)  Meio século mais tarde, suas relíquias foram descobertas por uma devota chamada  Eusébia. Uma jovem cega recuperou sua visão ao chegar perto das suas relíquias. Em 641 São Elígio (ardoroso devoto de São Quentin) colocou    suas relíquias em um lindo Santuario feito com suas próprias mãos, e que fica atras do altar superior em Noyon. Mais tarde suas relíquias foram novamente trasladadas para Laon onde está até hoje. Seu túmulo permanece sendo um  local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão.
É invocado contra a tosse e espirros.
É padroeiro dos que trabalham em fechaduras.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado segurando um espeto, ou 2) com uma roda quebrada, ou 3) com a cadeira na qual foi transfixado, ou 4) sendo degolado, ou 5) com uma pomba  voando em sobre sua cabeça . 
 
Sua festa é celebrada no dia 31 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário