sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Sophronius


São Sophronius 
SSophonius.jpg (24188 bytes)

Também chamado de Sinfrônio da Siria
Nativo de Damasco, Síria nasceu em 560DC. Ele viajava muito por todo o leste e oeste pregando o evangelho e viveu vários anos na Alexandria, Egito perto de São João Moscus, quando este estava colhendo material para o seu famoso trabalho chamado "Pradaria Espiritual ". Cerca de 580 DC ele e João entraram para o monastério de Sabás no Egito, porem mais tarde ele continuou a sua jornada de fé com São Theodósio na Palestina. Ele passou 10 anos na Alexandria. Após varias peregrinações a monastérios e ermidas no Egito e em Roma, estudando filosofia, escrituras e praticando estrita austeridade São Sophronius foi eleito patriarca de Jerusalém em 634.
Escritor eclesiástico com distinção, poeta e correspondente alguns dos seus escritos são lidos até hoje. Lutou contra a heresia monoteista. (A heresia finalmente condenada no Consílho de Lateran em 649 é chamada de Monoteista visto que achava que Jesus não teria duas naturezas, uma humana e outra divina. Naqueles tempos a cristandade tentavam entender como poderia Jesus ser ao mesmo tempo Deus e homem. Teria fome? Sono? Seria mesmo tentado pelo demônio no deserto? Teria de ser amamentado por sua mãe Maria? Teria sentido dor na cruz ? Na paixão ?
Enfim, estas questões foram debatidas mesmo após mesmo a morte de São Sophronius que era um ardoroso defensor do ponto de vista que foi finalmente aceito por toda a Igreja, de que Jesus tinha uma natureza humana e outra divina. Ele enviou cartas ao Papa e ao Patriarca de Constantinopla fornecendo suas teorias sobre a questão. Seus pensamentos e raciocínios foram tão importantes que, por vezes seus escritos pareciam iluminados por Jesus ou anjos enviados para tal, tamanha era a perfeição de seu raciocínio.
Ele escreveu varias homilias, doutrinas e poemas.
Ele veio a falecer em 639 em Jerusalém de causas naturais.
Logo após a sua morte seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão.

Sua festa é celebrada no dia 3 de dezembro no ocidente
e no dia 11 de março no leste onde ele é muito venerado em especial na Grécia e Rússia.

0 comentários:

Postar um comentário