sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Rufus e São Zózimo

São Rufus e São Zózimo

Morreram em 107 DC. Eram  cidadãos da Antióquia ou talvez filipenses.

Filipe era uma cidade celebre da Macedônia que levou o nome de Filipe II , pai de Alexandre o Magno. A composição étnica  da comunidade cristã era prevalentemente ex- pagã quando os provenientes do judaísmo eram minoria. O cristianismo fora levado pelo próprio  São Paulo. Era a comunidade que mais tocava ao coração de São Paulo visto as  varias cartas que escreveu aos filipenses da prisão em Éfesus.

Assim e na companhia de Santo Inácio é que se colocam Rufus e Zózimo  Foram eles que fundaram a primeira igreja entre os judeus  e gregos. Rufus é muito festejado na Igreja Grega.

Eles foram trazidos a Roma junto com Santo Inácio da Antióquia durante o reinado do imperador Trajano. Eles foram condenados à morte pelo seu cristianismo e atirado as bestas ferozes na Arena,   dois dias depois de Santo Inácio.

Inácio teria se apresentado aos filipenses  acorrentado durante  a sua marcha  de transferência  para Roma onde, segundo seu desejo, era tornar-se  o trigo de Cristo  ao seu triturado pelos dentes das feras no Anfiteatro.

Sua festa  é celebrada no dia 18 de dezembro.

0 comentários:

Postar um comentário