sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Nilo de Ancyra

São Nilo de Ancyra
 
Também conhecido como São Nilo do Sinai e São Nilo, o Sábio
 
Era um oficial bizantino e parece que foi um prefeito pretoriano. Casado e pai de dois filhos.
Quando os filhos cresceram, Nilo e esposa  concordaram em se separarem e levar uma vida dedicada a Deus. Ele foi monge no Monte Sinai com o seu filho Theodulus.
Após uns anos no monte, os árabes raptaram Theodolus. Nilus saiu em sua procura e o encontrou em Eleusa, na Palestina, onde o Bispo tinha resgatado Theodulus da escravidão e o colocou como porteiro da sua igreja.
O bispo ordenou a ambos e ele retornou ao Sinai.
Notável conhecedor de assuntos teológicos e autor de vários livros.
Seus escritos influenciaram a Igreja Oriental.
Bispo de Ancyra, (hoje Ankara -Turquia) amigo e conselheiro de São João Chrisóstomo.
Nasceu no 4  século em Byzantium
Faleceu em 430 de causas naturais.

Sua festa é celebrada no dia 12 de novembro.

NA- Temos aqui um exemplo de um santo problemático ou talvez dois santos com o mesmo nome. No correr dos tempos, suas estórias se tornaram interligadas sendo difícil separá-las. Porem ambas são muito interessantes.
1) Alguns dizem que o Nilo de Ancyra tornou-se discípulo de São João Chrisóstomo quando estudante em Constantinopla. Retornando à sua terra natal Ancyra (hoje Ankara-Turquia), ele afundou um monastério lá perto, onde escreveu os trabalhos pelos quais ele é lembrado. Esses escritos eram dirigidos aos monges e se referem mais sobre moral e tratados ascéticos. Uma série de tratados foram impressos em inglês, em 1954, como "Early Fathers from Philokalia".
(Antigos pais de Philokalia) mas a autoria desses trabalhos é questionável. Nilus também tinha uma grande correspondência (inclusive duas cartas dirigidas ao Imperador Arcadius, chamando a atenção dele por exilar São João Chrisóstomos de Constantinopla, e muitas de suas cartas ainda existem e são conservadas na Biblioteca do Vaticano.
2) Por outro lado, outros escolares escrevem a história de outro São Nilus com festa no mesmo dia, mas que seria chamado de Nilus, o sábio.
Era um oficial imperial, talvez um prefeito pretoriano de Constantinopla onde se tornou amigo de São João Chrisóstomo. Embora casado e com dois filhos, Nilus tornou-se monge no Monte Sinai com o seu filho Theodulus, após Nilus e sua esposa concordarem em deixar o mundo secular.
Durante um ataque dos Árabes ao mosteiro, Theodulus foi raptado e Nilo foi procurá-lo e o encontrou em Eleusa onde ele estava sob a proteção do bispo local que ordenou a ambos. Nilus é tido como tendo escrito vários tratados teológicos e ascéticos e inúmeras cartas, mas algumas autoridades acreditam que Nilus, o autor, era um monge chamado Nilus, o sábio em Ancyra, assim até mesmo na última versão das melhores enciclopédias, os dois são confundidos.

0 comentários:

Postar um comentário