sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Martinho de Porres

São Martinho de Porres
Também conhecido com São Martinho de Lima
É com o santo da vassoura por sua devoção ao trabalho, não importando quão insignificante pudesse parecer.
Nasceu em   9 de dezembro de 1579 em Lima .Peru.
Filho ilegítimo de um nobre espanhol e de uma jovem escrava negra ele era livre, mas  cresceu na pobreza. Passou parte de sua juventude como barbeiro e ajudante de cirurgião e aprendeu o básico sobre medicina e a cuidar dos doentes. Com a idade de 11 anos tornou-se servente no mosteiro Dominicano. Promovido para “Almoneer”do Mosteiro [Almoneer era no passado aquele que distribuía “alms” (roupas e comida) para os pobres].
Ele pedia, pedia e conseguia cerca de 2000 dólares dos ricos, para ajudar os pobres e doentes de Lima. Colocado na enfermaria do Mosteiro ele ficou conhecido pelo seu carinho com os doentes e pelas suas curas milagrosas. Diz a  tradição que ele curava apenas com sua benção e oração. Seus superiores deixaram de lado a norma que nenhum negro poderia receber o sagrado hábito da Ordem, e Martinho tomou os votos como irmão Dominicano.
Ele fundou   um orfanato e hospital para crianças e para os pobres das favelas de Lima.
Ele vivia em um regime de  austeridade, nunca comia carne, jejuava quase continuamente  e passava longo tempo em oração e em meditação. Tinha grande devoção a Eucaristia e era  grande amigo de São João de Massias.
Ele faleceu em 1639 e passou a  ser venerado desde o dia de sua morte.     
Foi o primeiro santo negro no continente americano. Foi beatificado em 1639 e canonizado em 16 de amigo de 1962 pelo Papa João XXIII.
É padroeiro dos afro-americanos, mulatos e do Peru, dos barbeiros e cabelereiros.
  
Sua festa é celebrada no dia 3 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário