segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

São João Câncio

São  João Câncio
 
Conhecido também como João Kantius e João de Kanty

Nasceu no dia 23 de junho de 1390 em Kanty, Silésia, Polônia. 
Jovem polonês, brilhante estudante na Universidade de Cracóvia, Polônia. Padre e Professor de Teologia na Universidade de Cracóvia.
Acusado falsamente, foi  forçado a sair,  pelos seus rivais, da Universidade. Com a idade de 41 foi indicado como pároco em Olkkusz,  Boêmia. Ele tomou sua posição com seriedade e ficou com medo da responsabilidade, mas fez o melhor que pode. Por algum tempo ele não era admirado pelos seus paroquianos, mas em pouco tempo em ele conquistou os seus corações. 
Após vários anos nesta paróquia ele retornou a Cracóvia e ensinou as escrituras até o resto de sua vida.
João era um homem sério, humilde e generoso para com os pobres,
(varias vezes foi visto dando suas vestes para um pobre), dormia pouco , não comia carne e jejuava com freqüência. Foi peregrino a Jerusalém e desejava ser martirizado pelos Turcos. Fez quatro peregrinações a Roma carregando sua bagagem nas costas. Ele foi avisado por várias vezes sobre sua saúde, mas dizia que os Monges do Deserto tinham vida longa em condições que nenhum médico recomendaria, mas tinham a presença de Deus. 
Na época de sua morte, João era tão amado que sua veneração começou imediatamente. Por anos sua veste de doutorado era usada por doutores que se distinguiam em graus avançados  na Universidade de Cracóvia.
Ele foi declarado Padroeiro da Polônia e Lituânia, em 1730 pelo Papa Clemente XII, trinta anos antes de sua canonização.
Ele faleceu em 24 de dezembro de 1473, com 83 anos, em Cracóvia, Polônia, de causas naturais.
Foi beatificado em 28 de março de 1676 pelo Papa Clemente X e canonizado  em 16 de julho de 1767 pelo Papa Clemente XIII.
 Na arte litúrgica da Igreja, ele é mostrado com sua veste de professor, com os braços  em volta de um aluno; ou 2) dando suas roupas para um pobre.
 
Sua festa é celebrada no dia 23 de dezembro

0 comentários:

Postar um comentário