sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Columbanus


São Columbanus

 


Nasceu em West Leinster, Irlanda em 543, de família rica, tornou-se um jovem forte, bonitão e bem educado. Columbano ficou dividido entre o desejo de servir a Deus e a vida fácil dos prazer mundanos. Seguindo o conselho de uma parente ele decidiu se afastar do mundo para refletir e sua família se opôs ferozmente a ponto de sua mãe mandar bloquear a porta de saída. Depois de refletir bem ele entrou para o Mosteiro de Lough Erne, estudou as escrituras extensivamente e escreveu comentários sobre os Salmos. Foi monge em Bangor sob a orientação de São Congall.
Mais tarde sentiu ser chamado para a vida missionaria.Com São Congall e 11 companheiros eles atravessaram a Escócia, Inglaterra e França em 585 pregando o Evangelho. A área embora nominalmente cristã, estava longe da fé e eles se empenharam e obtiveram grande sucesso. Eles foram bem recebidos na corte de Gontram e o Rei de Burgundy os convidou para ficar e pregar na região. Eles escolheram uma fortaleza romana em ruínas em Annegray nas Montanhas Vosges para erigir a sua casa e Columbano foi eleito seu Abade.
A vida simples e a santidade de seus discípulos fez com que vários outros discípulos se juntassem a eles e Columbano por varias vezes curava os doentes apenas com sua oração e benção. Columbano, para encontrar solidão para suas preces, as vezes, ficava em uma caverna a seis milhas do monastério por dias, usando um mensageiro para ficar em comunicação com seus irmãos.
Certa vez ordenou a um urso que saísse de sua caverna e o urso obedeceu.
De outra feita queria água e pediu e a mesma jorrou de uma fonte logo na entrada de sua caverna.
Quando numero de monges lotou a fortaleza de Columbano, o Rei Gontram deu a eles um velho castelo em Luxeuil para fundar outra casa em 590. Logo depois uma terceira casa foi fundada em Fontaines. Columbano serviu de mestre em todas elas e escreveu as regras da ordem que incorporava varias praticas Célticas e foi aprovado no Consílho de Mocon em 627.
Certa vez, no monastério de Luxeuil, o celeiro de grãos estava vazio e ele o encheu apenas com sua oração. Do outra vez quando um doador foi doar alimentos para a comunidade, ele curou a esposa do doador de uma doença, a distancia.
No inicio do sétimo século surgiram varias problemas. Muito bispos eram o contra a influencia dos monges estrangeiros e as praticas Célticas que ele trouxe especialmente o rito relacionado com a Páscoa. Em 602 ele foi chamado para julgamento e em vez de aparecer enviou uma carta aconselhando-os a convocar um Sínodo e a se preocuparem com coisas mais importantes que o rito usado para celebrar a Páscoa.
A disputa sobre a Páscoa continuou por anos com Columbano apelando para vários papas e só foi resolvido quando Columbano abandonou o calendário Céltico e mudou-se para a Itália.
Em adição aos problemas com os bispos Columbano pregava contra o vicio da corrupção na corte e uma serie de brigas para o poder. Brunheaul juntou os bispos e a nobreza contra o Abade. Thierry ordenou que ele se conformasse com as praticas locais e se calasse. Columbano recusou-se e foi preso em Besaçon mas ele escapou e voltou a Luxeuil. Thierry e Brunheaul enviaram uma força armada para força-lo e aos seus monges de volta a Irlanda. Tão logo o barco desatracou uma enorme tormenta jogou o barco de volta terra, e o capitão temeroso soltou os monges em terra. Este teria sido mais um dos milagres de São Columbano. Eles viajaram para Metz e depois para Mainz, Suevi, Alamanni e finalmente no Lago Zurich. Seus trabalhos de evangelização eram um sucesso. Quando o grupo passou em Arbon, depois em Bregenz e Lago Constance São Gall que conhecia a linguagem local liderou a o caminho na região e muitos se converteram para a fé e o grupo fundou um novo monastério como nova casa e base. Anos mais tarde Columbano atravessou os Alpes para a Itália, chegando em Milão em 612. A família real o tratou bem. Ele pregava com grande sabedoria. Em gratidão o Rei Lombard deu a ele um pedaço de terra em Bobbio entre Milão e Gênova. Ele reconstruiu uma velha igreja e em volta dela fundou seu novo monastério que foi a fonte para a evangelização de todo o norte da Itália.
Columbano gostava de ficar em florestas e cavernas e caminhava com pássaros e esquilos nos seus ombros No final de sua vida ficou sabendo que seus velhos inimigos tinham morrido que os monges o queriam de volta mas ele se recusou. Sabendo que o seu tempo estava chegando ao fim ele se retirou para uma caverna e lá morreu como havia previsto .
        A sua influencia continuou por séculos e ele converteu centenas para a fé e evangelizou um sem numero de pessoas e seus monges fundaram mais de uma centena de monastérios pela Europa, para espalhar a fé.
Em Orleans ele curou um cego e doutra vez durante a colheita ele curou vários monges doentes e ordenou que saíssem da cama e fossem trabalhar na colheita do mosteiro.
De outra vez , na época de plantio, ele ordenou a um urso que puxasse o arado e o mesmo obedeceu.
Faleceu em 21 de novembro de 615 em sua caverna em Bobbio, Itália de causas naturais.
Sepultado na igreja da Abadia, logo depois vários milagres foram creditados a sua intercessão e ele foi re-enterrado na Abadia da Igreja de Bobbio em um novo altar em 1482, e um novo santuário foi construído para abrigar suas relíquias no inicio do século 20.
É o padroeiro do motociclistas.
É mostrado na arte litúrgica da Igreja como um monge beneditino com um urso ao seu lado ou; 2) como um monge com raio de sol em sua cabeça ou; 3) como um monge beneditino segurando um bácujo de Abade ; ou 4) em uma caverna com um urso e uma fonte d’água.
 
Sua festa é celebrada no dia 23 de novembro

0 comentários:

Postar um comentário