sábado, 13 de outubro de 2012

São Donatus de Fiesole

São Donatus de Fiesole

SDonato.jpg (21799 bytes)

Nasceu na Irlanda em torno de 800 DC . A tradição diz que Donatus era um irlandês que decidiu fazer uma peregrinação a Roma com seu amigo André. No seu retorno, em 829 ele foi a Florença, Itália e visitou a cidade vizinha de Fiesole. Donatus era calmo por natureza e entrou na catedral justamente quando o devotos rezavam juntos pedindo ajuda para eleger o novo bispo.
No momento que Donatus entrou na catedral os sinos começara a tocar e todas as velas e lampiões da catedral se acenderam sem nenhum auxilio humano. Os cristãos presentes concluíram que era um sinal divino e o estranho estaria destinado a ser o seu novo bispo. Donatus foi unanimemente eleito bispo e André seu diácono ajudante.
Felizmente Donatus era m homem de exemplar piedade e cultura. Em adição a muitos outros trabalhos Donaltus escreveu dois livros sobre a vida de Santa Brígida de Kildare, um em prosa e outro em versos. No seu epitáfio que ainda existe ele é descrito como excelente professor especializado em gramática e prosa .O epitáfio ainda diz que o bispo foi fiel conselheiro do Rei Lothaire e do Imperador Louis. É quase certo que ele ensinou a eles e aos membros da casa real porque que ele gostava muito de ensinar. Em 47 anos Donatus foi o pastor da igreja de Fiesole . Ele obteve do Rei uma Carta de Independência para os bispo de Fiesole.
Ele era um generoso doador para as fundações monásticas. Em 852 ele fundou a igreja e o hospital de Santa Brígida e fundou o monastério de São Columbus em Bobbio. A igreja foi declarada monumento nacional em 1911.
Depois de sua morte seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Na arte liturgia da Igreja ele é mostrado como um Bispo com um devoto a seus pés. As vezes ele é mostrado apontando uma igreja ao seu diácono André.
Sua festa é celebrada no dia 22 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário